Inclua cereais integrais diariamente
- Consumir diariamente cereais integrais (arroz integral, millet, aveia, quinoa, bulgur, cuscuz, massas integrais, etc) – Ter sempre disponível na despensa frascos de vidro, bem visíveis e acessíveis com vários tipos de cereais integrais.
Adicione leguminosas à sua rotina alimentar
- Incluir as leguminosas na alimentação diariamente. (Todo tipo de feijões, grão de bico, lentilhas, e derivados como o tofú e o tempeh.) – Dar preferência a demolha-las e cozinha-las em casa com um pedaço de alga kombú.
Variedade de vegetais todos os dias
- Comer uma grande variedade de vegetais todos os dias – vegetais de folha verde, raízes como cenouras, beterrabas, nabo, batata-doce, vegetais amarelos, laranja e roxos. – carregados de fitonutrientes que protegem as nossas células.
Escolha adoçantes naturais
- Optar por adoçantes mais naturais e equilibrados como a geleia de arroz ou fruta, evitando os adoçantes artificiais e o açúcar – Prepare os próprios doces em casa!
Mastigue bem os alimentos
- Mastigar muito bem – melhora a digestão; ajuda a alcalinizar o sangue; promove a circulação de toda a energia e fluidos do corpo.
Planeie as suas refeições semanais
- Fazer um plano de refeições para a semana – mesmo que não tenha todas definidas, ter 3 ou 4 pratos planeados, ajuda imenso a seguir uma boa alimentação, a fazer as compras da semana e a poupar dinheiro.
Tenha snacks saudáveis sempre à mão
- Ter sempre a jeito snacks saudáveis para evitar “atacar” coisas menos boas. Aliás, se tiver em casa alimentos menos benéficos, o melhor será esconder ou colocar em locais menos acessíveis.