Fermentar os teus próprios vegetais em casa é mais fácil do que parece — e uma das formas mais poderosas de cuidar da saúde intestinal. Estes pickles simples são ricos em enzimas e sabor!
Ingredientes:
- vegetais à tua escolha (Cenouras, nabos, rabanetes, couve, beterraba, etc)
- 1 lt água mineral
- 2 c. de sopa de sal marinho
Preparação:
- Esterilizar os frascos que queres utilizar, lavando-os bem e depois colocando-os no forno a 100º, cerca de 10 minutos, ou colocando-os a ferver durante uns 5 minutos, submersos em água. Retirar com uma pinça e deixar arrefecer.
- Cortar o nabo e a cenoura em tiras finas, tipo palitos e colocá-los nos frascos.
- Num recipiente misturar bem a água com o sal.
- Preencher os frascos com a água salgada e cobrir os vegetais, pressionando um pouco, com uma folha de couve (ou outro objeto não metálico), de forma a que os vegetais fiquem submersos na água. Não pode haver contacto com o ar.
- Colocar a tampa por cima, sem fechar, ou uma gaze, para que os gazes possam ser libertados e guardar num local escuro, durante uma ou duas semanas. Depois fechar os frascos e depois de abertos para consumo, guardá-los no frigorífico.
Informação Adicional:
Os pickles são uma forma de preparar alimentos através de um processo de fermentação natural. Quanto mais longos forem e mais tempo ficarem a fermentar, mais ricos em enzimas ficam.
A fermentação consiste em submeter as vegetais a um processo de lacto-fermentação em que os açúcares são desdobrados em moléculas mais pequenas, dando origem ao ácido-láctico.
Comer uma pequena quantidade de pickles diariamente traz inúmeras vantagens, pois estes regeneram a flora intestinal, tornando o nosso intestino mais forte e ajudam a fazer a digestão e na assimilação de nutrientes.
Se quer ter um intestino saudável aconselho a introduzir os pickles na sua alimentação. As vantagens de um intestino saudável são mesmo imensas, tendo repercussões na saúde em geral.
Fazer pickles em casa é fácil e barato, mas se não tiver tempo ou disponibilidade, e tiver que comprar já feito, aconselho a ler bem os ingredientes e optar pelos que não têm açúcar, vinagre e químicos adicionados.
Também é importante que não sejam pasteurizados, pois perdem as suas propriedades benéficas. Procurar pickles de boa qualidade, de preferência biológicos, para que possa realmente usufruir dos seus benefícios.

